Segmentar para diferenciar-se
Micros e pequenos empresários só têm a comemorar com o fato de os brasileiros estarem cada vez mais preocupados em fazer atividades físicas, seja por questões de saúde ou estética. Segundo a Fitness internacional, o Brasil é o segundo colocado no mundo em número de academias com 7 mil estabelecimentos (em 1999 eram 4 mil), que empregam 140 mil pessoas diretamente.
O País só perde para os Estados Unidos, que conta com 26.830 estabelecimentos. "Estes números não englobam os estabelecimentos informais, o que seriam cerca de 5 mil academias a mais", diz o representante internacional da Associação Brasileira de Academias (Acad) e sócio da Companhia Athlética, Richard Bilton. Vê-se assim que há um mercado altamente promissor, porque a demanda é alta.
Mais de 50% das academias estão na região Sudeste, principalmente no eixo Rio-São Paulo. A região Sul concentra 25% e outros 25% dividem-se entre Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Bill explica que o porcentual de academia ainda é baixo se comparado à população do País. Somente 65% dos brasileiros praticam atividades físicas, o que representa 3 milhões de pessoas. "Cerca de 8% das pessoas que não se exercitam têm condições de investir no fitness".
Segundo Bill, se essa população aderisse à prática de atividade física, seriam mais 35 milhões de freqüentadores nas academias de ginástica.
Esta é somente uma das razões para acreditar que o mercado irá se expandir nos próximos anos. Em 2005, o fitness movimentou no Brasil R$ 2,06 bilhões. Para 2007, é esperado um crescimento de 10%.
A diretora-executiva da Fitness Brasil, Silvia de Féo, afirma que as melhores chances para o sucesso neste mercado estão centradas na academias para nichos específicos. "Há muitos grupos (terceira idade, crianças e obesos, por exemplo) fora das academias porque não encontram espaço nos estabelecimentos convencionais".
NOVO PERFIL
Segundo Silvia a tendência é uma segmentação de público cada vez maior. Os empresários vão preparar-se para atender às necessidades do público-alvo que escolherem. "O conceito de fitness, como é conhecido hoje, deve mudar". Atualmente o mercado de fitness abrange academias de ginástica, spas e centros de estética.
Se apostar em academias para nichos específicos é uma forte tendência, os empreendedores Patrícia dos Santos e Marcelo Mancini estão um passo à frente dos demais. Trabalham ainda com o público em geral, na academia Moventis, e investem na segmentação, como a Bem me Quer Sports, especializada em crianças.
A Moventis Centro de Educação pelo Movimento, localizada em Perdizes, zona oeste da capital paulista, é um sonho antigo de Patrícia. Formada em Educação Física, ela dedicou-se por muito tempo ao estudo das possibilidades corporais humanas. "E durante esse estudo percebi que os locais onde se praticam esportes são excludentes. Tanto no sentido financeiro como no trabalho desenvolvido com os participantes".
Por essas razões, Patrícia quis elevar o conceito "geral" ao máximo. Seu público-alvo são todas as pessoas interessadas em fazer atividades físicas, não importando idade, nem tipo de físico. Em seu estabelecimento, há aulas de modalidades já conhecidas como ginástica olímpica, rítmica, acrobática e dança, e novidades como rope-skipping (pular corda).
A academia Bem Me Quer Sports, na zona sul de São Paulo, atende 450 crianças entre 2 e 12 anos. "Os pais têm dificuldades, por causa do tempo, de levar os filhos em vários lugares para cada atividade", diz Mancini. Pensando nesta questão, o proprietário decidiu investir num negócio que englobasse vários esportes no mesmo espaço. "O objetivo é que as crianças pratiquem esportes de forma prazerosa e também se integrem".
Mancini alerta que os cuidados para manter uma academia segmentada são dobrados. "São necessário profissionais especializados, pedagoga, nutricionista ( a academia tem cozinha e serve refeições) e babás nos vestiários". Patrícia concorda e diz que a preocupação com os profissionais é tamanha que o quadro de funcionários é formado por ex-alunos e amigos.
E para quem se preocupa exclusivamente com os resultados, Mancini diz que o lucro é totalmente diferente na comparação com uma academia convencional. "A filosofia do trabalho é outra. Quem pensa só no lucro não deve nem investir num negócio assim".
NÚMEROS
US$ 53 bilhões foi o que o fitness movimentou em 2005
R$ 2,06 bilhões foram movimentados no Brasil(incluindo academias e equipamentos)
RS 1,6 bilhão só o mercado de academias
7 mil academias no Brasil
Fonte:O Estado de S. Paulo 2/5/2007
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